Pular para o conteúdo principal

LIVROS| Oito autoras incríveis que você deve ler


O universo dos livros é algo que me encanta desde criança, eu sempre fui uma leitora voraz mas, até pouco tempo atrás não tinha me dado conta de que muitas vezes eu não dava o devido valor a autoras mulheres. Pensar em autores homens é tão senso comum que meu companheiro só foi perceber que a Gillian Flyn era uma mulher e não um homem depois de ter lido dois livros dela. Então por isso nós do Marco do Percurso resolvemos fazer uma lista com dez autoras incríveis:


GILLIAN FLYNN

Foto:  Heidi Jo Brady
É uma autora norte-americana muito famosa pelos livros "Garota exemplar"(2012), "Objetos cortantes" (2006) e "Lugares escuros" (2009). Gosto dos livros dela porque retratam muito bem o universo feminino, suas personagens são cheias de camadas que muitas vezes podem surpreender o leitor. Aliás as hitórias dela são cheias de suspense e surpresa.

CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

É uma escritora nigeriana que vem fazendo um trabalho excelente na popularização da literatura africana. Ela escreveu livros importantes como "Para educar criança feministas" (2017), "Americanah" (2013) e "Hibisco Roxo" (2003). Coloquei a Chimamanda nessa lista porque além dela ser incrível também acho interessante a gente valorizar autores que trazem realidades diferente da norte americana.

JOJO MOYES

Foto: Charlotte Murphy
Eu acho as hitórias da Jojo Moyes apaixonantes. Ela é muito famosa pelos livros da série "Como eu era antes de você", que chegou até a ganhar uma adaptação nos cinemas com Emilia Clarke (Game of Thrones) e Sam Claflin (Jogos Vorazes) nos papéis de protagonistas, porém meu livro favorito dela é Um mais um (2014), ele tem uma vibes muito parecida com "Pequena Miss Sunshine" que fez eu me apaixonar.

MARIA DUEÑAS


Foto: Ricardo Martin
É uma autora espanhola responsável pelo livro "O tempo entre costuras" (2009), um romance histórico que mistura ficção e realidade nos tempos da Guerra Civil Espanhola. Confesso que no começo a leitura não tinha me animado porque eu comecei a ler na expectativa de que fosse uma história parecida com as que o Carlo Ruiz Zafon escreve, porém quando eu mudei minhas expectativas o livro ficou maravilhoso e eu devorei ele rapidamente. Vale lembrar que "O tempo entre costuras" virou série e está disponível na Netflix.

SVETLANA ALEKSIÉVITCH

Foto: VEJA.com/Reuters/Reuters
O que mais me chamou atenção nessas autora foi o fato dela dar voz a histórias que antes ninguém se importou em contar. Se já é difícil a gente conhecer a versão da história da Segunda Guerra Mundial contada pelo lado russo, imagina então conhecer a história das mulheres russas que estavam no front? É isso que ela conta no livro "A guerra não tem rosto de mulher"(1985).

CAROLINA DE JESUS

 Foto: Editora Malê/Divulgação
É uma autora brasileira, negra, muito conhecida pelo seu livro "Quarto de despejo" (1960). O livro é baseado em suas memórias no período em que ela morou na favela do Canindé e trabalhava como catadora. Infelizmente ela é uma autora pouco reconhecida por nós brasileiros, eu mesma até pouco tempo atrás não tinha sequer ouvido falar dela, esse apagamento das nossas autoras durante todo ensino escolar é muito triste.

CAROLINA MUNHÓZ

Foto: Divulgação
Também é uma autora brasileira que tem suas obras focadas principalmente na literatura fantástica voltada ao público infanto-juvenil. Ela é escritora de livros como "A fada" (2009), "Fui uma boa menina" (2013) e o "Reino das vozes que não se calam" (2014)

MARGARET ATWOOD


Foto: Divulgação
Autora do livro que originou a famosa e premiada série "The handmaid's tale", Margaret Atwood é uma escritora canadense muito premiada e reconhecida por seus livros com realidades distópicas. Você pode não saber mas a série Alias Grace (Netflix) também é baseada em um de seus romances.

...

Meu objetivo com essas lista era tentar trazer autoras diversificadas em suas nacionalidades, vivências e gêneros literários. Espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar suas indicações de autoras nos comentários, vamos fortalecer as mulheres escritoras!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS| Dez filmes de terror pra você se arrepiar

O carnaval tá chegando e eu sei que tem muita gente que não gosta de ir pra folia, então pra você que não é de festa mas é de ficar em casa descansando eu separei aqui onze filmes de terror pra você que se assusta com a quantidade de gente que está na rua.
OS OUTROS (2001)

Grace Stewart (Nicole Kidman) é uma mulher católica fervorosa que mora em uma casa isolada com seus dois filhos enquanto espera seu marido voltar da guerra. Depois da chegada de três misteriosas figuras coisas estranhas começam a acontecer na mansão dos Stewart.
A BRUXA (2016)

Isolada em uma fazenda deserta uma família britânica do século XVII começa a presenciar acontecimentos muito estranhos após o sumiço de seu filho mais novo. 
HEREDITÁRIO (2018)

Após a morte de sua matriarca a família Graham começa a presenciar acontecimentos sobrenaturais que podem estar relacionados com o passado nebuloso da falecida. O que eu acho mais legal nesse filme é o fato do espectador começar a questionar a sanidade dos personagens.
COR…

GOT-8| Cinco momentos do primeiro episódio que fazem arrepiar

Depois de dois anos de espera, ontem (14) finalmente começou a oitava e ultima temporada de Game of Thrones, confesso que tive até palpitação antes do novo episódio começar, mas sobrevivi e vim aqui para listar cinco momentos deste inicio temporada que me fizeram ficar arrepiada!

CUIDADO! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILER DO PRIMEIRO EPISÓDIO DE GOT!!

.... SÉRIO MESMO, SE VOCÊ NÃO ASSISTIU É MELHOR PARAR POR AQUI...

 ...ULTIMA CHANCE PARA IR EMBORA...

 LYANNA MORMONT FADA SENSATA

Vou te dizer que a Lady Mormont ( Bella Ramsey) é afrontosa mesmo! Eu fiquei com a cara no chão quando ela confronta o Jon ( Kit Harington) dizendo: "Você saiu daqui com o Rei do Norte e agora volta como nada". O Norte se lembra e não gosta de forasteiros.
O RECADO DO REI DA NOITE

No último episódio da sétima temporada nós vimos o Rei da Noite (Vladmir Furdik) destruir a muralha com o Dragão que ele havia acabado de ganhar de presente. Agora ele e seu exércitos de mortos rumam para o Norte e no caminho resolver…

CRÍTICA| Durante a tormenta

Durante a tormenta é um filme de drama/suspense espanhol, o longa foi lançado em 2018 e chegou este mês na Netflix. Devido a uma falha  no espaço-tempo causada por uma tempestade a jovem Vera Roy ( Adriana Ugarte) salva a vida de um garoto que morreu atropelado em 1989, no entanto ao mudar o passado ela também altera o futuro e faz com que  sua mude vida completamente.
Há muito tempo o cinema traz histórias de viagem no tempo e, um ponto em comum que a gente aprendeu em várias delas é que não se pode alterar o passado sem que haja muitas consequências no futuro. Em 'Durante a tormenta', Vera (Ugarte), perdeu sua filha, seu marido e toda a vida que ela conseguia se lembrar, mas com a ajuda do Inspetor Leyra (Chino Darín) ela vai tentar recuperar o que deixou para trás. Porém o que Vera (Ugarte) não se deu conta é que  em sua busca para recuperar uma vida antiga ela acabou não se importando em como estaria sua vida atual nesta nova realidade. 


Eu gostei muito de como o filme tra…